Cores primárias e o círculo cromático

Você já deve ter se perguntado o porquê de alguns projetos venderem melhor do que outros ou o porquê de algumas peças agradarem mais aos clientes do que outras.  Uma grande parte dessa resposta se deve à escolha das cores utilizadas para a composição do trabalho.  Harmonizar as cores muitas vezes é uma tarefa intuitiva, mas um pouco de técnica sempre ajuda, não é mesmo? Então vamos falar um pouco sobre as cores…

cores primárias

Observe a imagem acima.  A composição apresenta o que chamamos de "círculo cromático", ou seja a disposição das cores a partir da combinação das cores primárias, que são o amarelo, o azul e o vermelho.  Estas três cores são chamadas primárias porque são cores que não se consegue misturando outras cores.  No círculo cromático elas são dispostas em pontos com a mesma distância entre eles, como na imagem abaixo (observe que o vermelho, o amarelo e o azul formam uma espécie de triângulo no disco).


cores primárias

Mas como são preenchidos os espaços entre estas cores primárias?  Eles são preenchidos com as chamadas cores secundárias e terciárias.  Estas cores são chamadas assim porque elas são resultado das misturas entre as cores primárias.  Este é um dos segredos mais importantes na pintura:  a utilização das cores seguindo o círculo cromático.
Note que entre o vermelho e o amarelo aparece a cor secundária laranja, ou seja vermelho + amarelo = laranja.  Da mesma forma, entre o amarelo e o azul aparece o verde, então amarelo + azul = verde.  E, finalmente, entre o azul e o vermelho aparece o violeta, ou azul + vermelho = violeta.  Estas cores (o laranja, o verde e o violeta) são as cores secundárias.  Elas resultam da mistura de partes iguais das cores primárias.  Isso quer dizer que se você pegar a mesma quantidade de amarelo e azul e misturar, você vai obter o verde e assim por diante.
Mas ainda sobraram espaços entre as cores no disco!  E agora?  Agora esses espaços serão preenchidos com as chamadas cores terciárias.  As cores terciárias são aquelas que fazem uma tremenda confusão na hora de dar nome a elas.  Uns acham que é um verde amarelado, outros acham que é um amarelo esverdeado, mas ambos estão certos.  As cores terciárias são resultado da mistura das cores secundárias com uma cor primária.  
Se pegarmos um verde (cor secundária) e misturamos com o azul (cor primária), teremos um azul esverdeado, uma vez que na mistura já temos uma parte de amarelo incluída.  Da mesma forma, se pegarmos um laranja (cor secundária) e misturarmos com vermelho (cor primária), teremos um vermelho alaranjado, que também carrega uma parte do amarelo na sua composição.
Mas as cores acabam aí?  Claro que não!  O círculo cromático acima é uma representação simplificada.  As possibilidades de mistura são praticamente infinitas.  Trabalhar com o círculo cromático é uma excelente referência para compor os seus trabalhos, uma vez que você pode partir das cores primárias para planejar a sua composição.
Um exercício divertido e extremamente útil para quem gosta de pintar é desenhar um círculo, separar as cores primárias e ir fazendo as misturas e aplicando de forma a montar um círculo cromático.  Esse exercício faz com que você comece a perceber as misturas, as intensidades das cores, as nuances e os tons.
Eu vou colocar aqui embaixo um desenho para que você possa praticar esta teoria do círculo cromático.  Em outros artigos estarei falando sobre a composição de trabalhos a partir do disco cromático e sobre a temperatura das cores.  Até breve!

Um comentário: